quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Mostra de Arte com Batom
























Artistas Presentes na abertura da esquerda pra direita ; Antonio Cézar Ferreira; Cleo Dobler; Iara Doro; Blanca da Paz;Vivaldo; Tere Tavarez








O Coral da Unioeste regida pelo Mestro Jocimar Silva abriu o Vernissage,
emocionando a todos com a música “Epitáfio”




A Exposição:
O batom é uma ferramenta fundamental para a arte da transformação da mulher em fêmea sedutora, conquistadora. E esse poder é a base das obras de arte da exposição Expressões Sensações e Emoções com Batom, do artista plástico Vivaldo Simoneto, o vernissage de abertura aconteceu dia 19 as 20:00h, no Centro Cultural Gilberto Mayer o cerimonial contou com apresentação do Coral da Unioeste, sob a regência do Maestro Jocimar Silva.
Há dois anos utiliza a técnica batom sobre tela com cores mais vivas, principalmente nos tons de vermelho e laranja. Em média usa de quatro a cinco batons, por exemplo, para fazer uma tela pequena de 30 centímetros por 30 centímetros.Em suas obras, prioriza as pesquisas experimentais, utilizando tipos inusitados de materiais e fazendo de tudo um pouco: esculturas, instalações, pinturas, desenhos, poemas, artesanatos usando material reciclável como arames, tijolos, jornais, latas entre outras expressões artísticas.“Sempre procurei me diferenciar dos demais, nesta busca pelo diferencial descobri a pintura com o batom. Gostei do resultado e minha linha de pinturas agora é esta”, comenta o artista. A inspiração vem em tudo o que vê, lê e ouve. “Uma simples frase, uma música, uma imagem ou até mesmo um sonho, já é suficiente para criar uma obra ou uma seqüência de obras”, disse Vivaldo.Além da exposição, o artista expõe 14 poesias relacionadas a sentimentos e questionamentos, e uma escultura com arame na figura de um cavalo.


“O desenho chamou minha atenção pela suavidade. Todo em curvas, sugerindo muita tranquilidade mas, ao mesmo tempo, determinação e certeza. O uso do batom foi uma idéia brilhante e curiosa que empresta o diferencial à exposição. Colocado de forma tal na tela, que só reforça a sensação de que o artista é, poderosamente, tranquilo e determinado”, declarou a Artista Plástica Vera Simon.


”Achei os trabalho interesantíssimo, criativo e inovador. Não tinha idéia que um batom básico pudesse tanto.Foi ótimo sair de casa para ouvir música de qualidade e apreciar a exposição! Sentimos gratificante em ter um artista como o Vivaldo em nosso meio sendo sócio da AAPLAC. Nos sentimos fortalecidos quando nos deparamos com trabalhos desse nível criativo. Isso só reforça que as pessoas tem que ter mais o hábito de ir as exposições, às mostras de arte aqui do interior, pois o interior também faz arte de qualidade!”comentou a Artista Plástica Cleo Dobler, presidente da Aaplac de Cascavel.

Agradecimentos aos colaboradores
Gráfica Evolução, Jornal “O Regional”, Orbrasp Publicidade, Bella Casa Móveis, Taberna Restaurante, G. Macedo Tintas, Malhação Phisical, Colégio Integração, Rádio Hot71, artistas plástica Silsa Marin e Márcia Romagnholi, Inspiração Moda Íntima, TeqPrint Informática, Naturart Floricultura, Livraria Santa Teresinha, Prefeitura Municipal, Kn Pula-pula Diversão Infantil e Foto Avenida.



Sobre o Artista:

Natural de Santa Maria, distrito de Alto Paraná,reside em Assis chateaubriand há 22 anos, o artista plástico Vivaldo Simoneto é sonhador, idealista, mas com os pés no chão, aguarda o melhor momento para tomar decisões que são planejadas, Persistente no que quer, ele tem muito confiança e auto-estima elevada, Não desiste nunca do que pretende, é sensível às pessoas e luta por elas e por seus sentimentos. “O mais importante no ser humano é a essência, Tento passar isso nas minhas obras!”
Criativo e inquieto ao extremo, o Chateaubriandense está sempre inventando. Literalmente. Para esse artista eclético, a arte é uma extensão da vida. E vice-versa. Autodidata, nunca teve oportunidade para se formar,mas nunca deixou de sonhar!
Em suas obras, prioriza as pesquisas experimentais, utilizando tipos inusitados de materiais e fazendo de tudo um pouco: esculturas, instalações, pinturas, desenhos, poemas, artesanatos usando material reciclável como arames,tijolos,latas entre outras expressões artísticas.
Simoneto ingressou no mundo das artes em 1993, influenciado e incentivado pelos professores de educação artística.Começou então a participar de cursos e oficinas de arte descobrindo assim que tinha habilidade e vocação, tomando gosto pelas artes e não largou mais. Referência na vida cultural de Assis Chateaubriand e Região já conquistou participações em salões de arte, por suas criações originais e significativas.
Entre suas inúmeros trabalhos, destacam-se a obra “Entre lençóis I,II E III” uma obra de tons vivos pintados com batom e grafite de 2006,com menção honrosa no Salão Paranaense de artes visuais e a composição “O carinho,o beijo e o ato” de 2008, selecionada no 15º Salão de Artes Plásticas uma obra de tema erótico, selecionado pela curadora Deborah Kemmer de Maringá representou o Paraná no XI Circuito Internacional de Arte Brasileira em Trinidad e Tobago, Republica Dominicana e Minas Gerais, conquistando o reconhecido internacionalmente, sendo o único artista Chateaubriandense a ter certificado extrangeiro.Entre suas exposições estão uma coletiva “O retorno”com Edgar Guedes e Cássia Rozante em 2004, individual “Sentimentos Humanos”em 2005, intercâmbio do SESC de Toledo “Mulher de todas as cores”entre outras exposições regionais.
Vivaldo ousou em projetos ligados à cultura, organizando duas oficinas de canto com o Maestro Jocimar Silva, Concerto musical com trio Ars Nova e Show de viola com Eros Dellavega.
Bem interessantes em seus trabalhos atuais consiste numa técnica criada por ele – simplesmente “batom” um item indispensável na beleza feminina representando e expressando toda delicadeza das pinceladas.
Vivaldo ainda afirma encontrar inspiração em tudo o que vê , lê e ouve: “Uma simples frase,uma música,uma imagem ou até mesmo um sonho, já é suficiente para criar uma obra ou uma seqüência de obras.
A arte já se misturou à sua vida, não consegue mais separar e nem viver diferente.Cada obra nova é uma vida nova que se ganha.”A arte é seu alimento.”


Nenhum comentário: